O QUE CAUSA PSORÍASE?

A causa exata da psoríase ainda é um mistério para médicos e cientistas. O que sabemos, no entanto, é que vários fatores podem desempenhar um papel, incluindo genética, fatores ambientais e seu sistema imunológico.

Inflamação e psoríase: fazendo a conexão

O sistema imunológico e a inflamação desempenham um papel na psoríase. Aqui está como eles estão conectados.

Pense no sistema imunológico como o sistema de alarme do seu corpo. Quando você sente um resfriado, uma infecção ou um arranhão no joelho, o sistema imunológico envia sinais que desencadeiam a inflamação, em um esforço para se defender.

Mas quando você tem psoríase, seu sistema imunológico está desequilibrado. De fato, está em excesso. Um sistema imunológico hiperativo pode enviar sinais defeituosos e confundir células saudáveis ​​por outras prejudiciais. Isso resulta em muita inflamação. Para pacientes com psoríase, isso significa que o corpo produz rapidamente mais células da pele do que o necessário.

Felizmente, algumas opções de tratamento podem reduzir a inflamação, o que pode ajudar o sistema imunológico e a retardar a produção rápida de células da pele.

Converse com um dermatologista para saber mais sobre as opções de tratamento que podem funcionar para você.

A psoríase é genética?

O que cabelos cacheados, cor dos olhos e psoríase têm em comum?

Todos eles são influenciados pela genética. De fato, 1 em cada 3 pessoas com psoríase tem um parente que também tem a doença. Sem mencionar que até 10% da população herda um ou mais dos genes que os predispõem à psoríase, no entanto, apenas 2% a 3% realmente desenvolverão a doença.

Disparadores de psoríase

Há uma grande variedade de fatores que podem afetar quando e onde os sintomas da psoríase aparecem, reaparecem ou até pioram. Além disso, esses gatilhos podem variar de pessoa para pessoa, por isso é importante saber quais são seus gatilhos específicos.

Aqui estão alguns comuns:

Psoríase e estresse

Para aqueles com psoríase, o estresse às vezes pode desencadear a inflamação e fazer com que os sintomas apareçam, reapareçam ou até piorem.

Lesão na pele

Arranhões. Solavancos. Contusões. Todos eles podem irritar a pele e acelerar o sistema imunológico, agravando a psoríase.

Psoríase e infecção

Um dos principais papéis do seu sistema imunológico é combater infecções. Para aqueles com psoríase, o sistema imunológico hiperativo do corpo pode enviar sinais defeituosos que, por sua vez, desencadeiam a inflamação, mesmo após a infecção ter sido eliminada.

Psoríase e clima

Geralmente, o outono e o inverno são piores para a psoríase do que as estações mais quentes. Uma combinação de ar seco, menos luz solar e temperaturas mais frias pode contribuir para as crises de frio.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem piorar a psoríase, por isso, fale com seu dermatologista sobre qualquer medicamento que esteja tomando atualmente.

o-que-causa-a-psoríase